Sobre a BOOF

BOLSA DE OPORTUNIDADES DA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS

A Ordem dos Farmacêuticos (OF) apresentou publicamente a 24 de abril de 2014, a Bolsa de Oportunidades da Ordem dos Farmacêuticos (BOOF), uma plataforma digital destinada à inserção de oportunidades pelas entidades (como posições laborais, estágios, bolsas, prémios, entre outras) e à apresentação de candidaturas pelos farmacêuticos portugueses.

Este espaço virtual congrega, pela primeira vez num único local, os perfis dos profissionais farmacêuticos e membros estudantes da OF e as oportunidades de emprego no setor.

A criação desta plataforma, a primeira do género desenvolvida em Portugal, pretende ajudar a dar resposta a uma preocupação constante da OF – os números do desemprego entre os farmacêuticos portugueses, a emigração entre profissionais do setor, além da dificuldade no acesso ao primeiro emprego.

A plataforma é um espaço de acesso gratuito, onde as entidades interessadas em recrutar farmacêuticos desempregados, à procura de novo emprego ou membros estudantes da OF (4º e 5º ano) podem entrar em contacto direto com os candidatos.

Além de poderem procurar oportunidades inseridas na plataforma pelas entidades inscritas ou oportunidades com origem externa à plataforma, os candidatos podem criar o seu perfil profissional pessoal, que estará disponível para os empregadores.

A versão 3.0 da Bolsa de Oportunidades da Ordem dos Farmacêuticos pretende resolver as dificuldades encontradas pelos utilizadores, através da introdução de novas funcionalidades.”

1 - Para que serve a Bolsa de Oportunidades da Ordem dos Farmacêuticos (BOOF)?

A BOOF pretende ser a plataforma de eleição intermediária entre os farmacêuticos inscritos na Ordem dos Farmacêuticos que se encontram desempregados, ou que estando empregados procuram uma nova oportunidade de emprego ou estágio; e permite às entidades empregadoras que dela dispõem, de a disponibilizarem na plataforma a fim de encontrar um candidato elegível.


2 - A quem se destina a BOOF?

A BOOF destina-se a todos os farmacêuticos inscritos na Ordem dos Farmacêuticos, a Membros-Estudantes, e a todas as entidades empregadoras, dos mais variados setores, que disponham do interesse em publicar as vagas direcionadas a estes profissionais.


3 - Como me inscrevo na BOOF?

Terá duas possibilidades, mediante o interesse em causa. Se procura uma oportunidade, deverá inscrever-se como “Candidato”. Se pretende divulgar uma vaga/oportunidade, deverá inscrever-se como “Entidade”. Para mais detalhe acerca do procedimento de inscrição, consulte o Manual de Utilizador disponível no canto inferior direito da página inicial da BOOF.


4 - Não consigo inscrever-me visto que a plataforma indica “Ocorreu um erro interno”. O que faço?

Procure verificar se a sua ligação à internet é adequada, e se não está a usar um servidor que bloqueie alguns tipos de aplicações/websites. Se mesmo assim o problema persistir, contacte a Ordem dos Farmacêuticos através do email oportunidades@ordemfarmaceuticos.pt.


5 - A minha inscrição na BOOF tem termo?

A partir do momento que se inscreve na BOOF, o seu perfil fica visível durante um período de 6 meses. Findo este período, terá que iniciar sessão na plataforma da BOOF e configurar as permissões de visibilidade do seu perfil no separador Definições da Conta > Definições de Perfil.


6 - Sou candidato, e quando tento entrar na plataforma, aparece-me a mensagem “Não é possível importar os seus dados". O que faço?

A plataforma não permite ao candidato avançar, sem que este tenha os seus dados regularizados na sua ficha de associado. Neste caso, deverá aceder à Secretaria Online através do website da Ordem dos Farmacêuticos (https://secretaria.ordemfarmaceuticos.pt/secretaria/login.html) e atualizar a sua informação pessoal e profissional.partir do momento que se inscreve na BOOF, o seu perfil fica visível durante um período de 6 meses. Findo este período, terá que iniciar sessão na plataforma da BOOF e configurar as permissões de visibilidade do seu perfil no separador Definições da Conta > Definições de Perfil.


7 - Ao entrar na BOOF como candidato, verifiquei que a minha atividade profissional também está desatualizada. Como faço para que seja atualizada?

Os dados pessoais e profissionais apresentados na BOOF são importados diretamente do ficheiro de sócios da OF.  A atualização destes dados na BOOF não é automática, deverá fazer login na BOOF > Dados pessoais > Dados de associado OF. No canto superior direito, clicar em Atualizar dados. Esta função forçará o sistema da BOOF a atualizar os dados de acordo com a informação já constante da base de dados da OF.


8 - Como coloco o meu currículo na plataforma?

Os dados do perfil do candidato são atualizados da ficha de associado da Ordem dos Farmacêuticos, como informações adicionais pode acrescentar formações que frequentou no separador Área do Candidato > Formação > Outras Formações e ainda experiências profissionais no separador Área do Candidato > Dados Profissionais > Experiência Profissional Relevante.


9 - Como insiro um texto de apresentação no meu perfil?

Pode adicionar um texto de apresentação no perfil de candidato que poderá ser visualizado pelas entidades. O texto pode ser adicionado no separador Área do Candidato > Dados pessoais > Mensagem de Apresentação. Para além de um texto de apresentação, poderá também inserir uma imagem e/ou um vídeo de apresentação.


10 - Como poderei ter conhecimento das vagas existentes?

Entrando com o seu nº de Carteira Profissional/ nº de Membro-Estudante e password, e consultando as vagas disponíveis; ou através da subscrição de sistemas de alerta, que consistem num alerta lançado quinzenalmente para o seu e-mail, a fim de enunciar todas as oportunidades ainda disponíveis nessa data.


11 - Que tipo de vagas podem existir na BOOF?

A BOOF disponibiliza não só vagas disponíveis para emprego/estágio em território nacional, mas existe também a possibilidade de as entidades disponibilizarem vagas para o estrangeiro. Na plataforma BOOF são ainda disponibilizadas outras oportunidades que poderão ser do interesse do farmacêutico, como: bolsas de investigação, cursos ou formações de interesse, etc.


12 - Quando abrem vagas?

A abertura de vagas não ocorre num período definido. Este período está permanentemente aberto e depende apenas da disponibilidade e interesse das entidades.


13 - Inscrevi-me para oportunidade há algum tempo, na plataforma da Bolsa de Oportunidades, mas até agora não obtive resposta. Ainda estão a avaliar essa possibilidade, ou significa que não fiquei colocado?

O processo de recrutamento em si é independente da BOOF. Ao manifestar interesse numa oportunidade, cabe à entidade em causa estabelecer o contacto com o candidato, se assim o desejar. Para mais informações poderá entrar em contacto diretamente com a entidade promotora da oportunidade à qual se candidatou.


14 - Como se processa a atribuição de candidatos às vagas disponíveis?

Quando uma entidade empregadora se regista na plataforma da Bolsa de Oportunidades, e mediante a vaga que tem disponível, poderá selecionar o perfil de candidato que achar mais adequado às funções que pretende, e mediante o contacto (telefónico ou e-mail) do candidato, poderá entrar em contacto direto com o mesmo a fim de averiguar o seu interesse na vaga disponível. Por outro lado, o candidato mediante as vagas disponíveis, poderá entrar também em contacto direto com a entidade, a fim de averiguar a disponibilidade da vaga.


15 - Como torno uma oportunidade favorita?

Perante uma oportunidade de seu interesse poderá torná-la como favorita na sua área clicando na imagem do coração ao lado da mensagem “Adicionar esta oportunidade aos seus Favoritos”. Posteriormente poderá aceder às mesmas no separador Área do Candidato > Oportunidades > Oportunidades favoritas.


16 - Posso visualizar as oportunidades disponíveis apenas num determinado distrito ou numa determinada área?

Ao visualizar as oportunidades disponíveis em Área do Candidato > Oportunidades > Oportunidades disponíveis, poderá visualizar as oportunidades mediante critérios específicos ao clicar em FILTRO abrir/fechar e selecionar os critérios de seu interesse nomeadamente área(s) de atividade profissional a exercer, distritos, remuneração e número de horas semanais.


17 - Enquanto Entidade, estou sediada no estrangeiro, mas gostaria de divulgar uma oportunidade/vaga disponível. Como deverei proceder?

O processo de inserção de uma oportunidade para o estrangeiro funciona da mesma forma que a disponibilização de oportunidades nacionais. A única diferença reside na criação da conta enquanto entidade, na qual deverá, no campo do distrito, selecionar a opção “Estrangeiro”.


18 - Acabei de criar uma conta enquanto entidade. Posso inserir uma oportunidade logo de seguida?

Não. Ao criar uma conta, receberá um e-mail de confirmação, no qual terá de clicar no link enviado que remete diretamente para bolsa de oportunidades. No entanto, não poderá inserir uma oportunidade de imediato pois a sua conta de entidade necessita de uma aprovação por parte da Ordem dos Farmacêuticos.

Quando a sua conta for aprovada, receberá um email de confirmação de aprovação e a partir daí poderá usufruir de todas as funcionalidades da bolsa enquanto entidade.


19 - Tenho algumas dúvidas que não foram aqui enunciadas. Quem poderei contactar para me esclarecer?

Contacte-nos via e-mail, através de oportunidades@ordemfarmaceuticos.pt.

A Bolsa em números

Total de oportunidades :
35 disponíveis
( A plataforma já recebeu 661 oportunidades )
Total de oportunidades Externas:
10 disponíveis
( A plataforma já recebeu 393 oportunidades externas )
Total de candidatos :
5713 inscritos
Total de empresas :
780 registadas
( 370 colocaram oportunidades )

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